BLOG CONCRETO

DICAS E NOTÍCIAS DO MERCADO IMOBILIÁRIO

VOU ME CASAR E QUERO COMPRAR UM APARTAMENTO: POR ONDE COMEÇAR?

27 de nov | 2017

Muitos casais sonham em começar a vida de casados em um novo apartamento. A questão é que casar, como um todo, exige uma série de preparativos. A ideia de comprar um apartamento nessa época pode parecer uma responsabilidade assustadora, que deixa muita gente sem saber por onde começar.

Preparamos este post para ajudar você a pensar com mais tranquilidade na compra do seu apartamento. Confira!

Avalie bem as necessidades dos noivos

Não adianta sair para procurar um apartamento sem nem saber ao certo o que está buscando. Por isso, é preciso conter a empolgação inicial e estabelecer um plano de ação detalhado. Leve em consideração, por exemplo, a região na qual o casal deseja morar, a metragem do apartamento, se o casal pretende ter filhos e quais itens o casal não abriria mão de forma alguma ao comprar o primeiro imóvel. A noiva pode ter como prioridade ter um porteiro. Já o noivo sabe que não pode viver sem uma academia no prédio. Um dos itens mais importantes é saber qual o valor o casal teria disponível para dar de entrada? E o financiamento, qual seria a parcela ideal?

Quando estiver pensando sobre as finanças do casal, não se esqueça de considerar outras despesas que não podem deixar de existir, como transporte, alimentação, lazer, água, luz, telefone, condomínio, IPTU, entre outros itens. Nada deve ser deixado de fora!

Também é preciso pensar no tempo que o casal tem para fechar o negócio e se mudar. Por exemplo, se o casamento é para daqui a um ano, precisa-se levar em consideração a data de entrega da obra e se talvez seria mais garantido comprar um apartamento pronto. Se planejando com uma antecedência muito maior é possível até buscar por um apartamento na planta e conseguir prazo e melhores condições do financiamento.

Coloque tudo no papel. Ao definir os itens mais importantes, fica mais fácil fazer uma pesquisa dos empreendimentos disponíveis na região desejada. Economia de tempo e de energia.

Triagem

Depois que todas as prioridades já estiverem bem estruturadas em uma planilha, comecem a fazer uma triagem de apartamentos pela internet, em corretoras de imóveis e até mesmo em construtoras reconhecidas no mercado. Deixe para visitar apenas os apartamentos que se alinham com as necessidades e com a realidade financeira do casal. Dessa forma, não corre o risco do casal cair em tentação e se endividar ainda antes do casamento.

Visitas

Essa etapa é quando você vai conseguir avaliar e comparar realmente as opções que foram selecionadas na triagem. Se você estiver procurando por um imóvel na planta, na visita ao estande informe-se sobre todos os aspectos relacionados a acabamentos, inclusive das áreas comuns, entre outros que estejam no Memorial Descritivo do empreendimento. Já no caso de existir um apartamento modelo para visitação, avalie de perto os acabamentos. Não deixe de buscar informações sobre a construtora, e, sempre que possível, fale com proprietários que já compraram esses imóveis.

Análise da documentação

Durante as visitas, aproveite para solicitar a documentação dos imóveis que mais interessaram ao casal, que será analisada em momento oportuno, com o auxílio de um advogado de confiança. Estando tudo em dia com a documentação, cabendo direitinho no bolso e nos desejos, feche negócio e prepare-se para uma ótima vida nova a dois!

Você vai se casar e está em busca de um apartamento? Clique aqui e conheça o Central Park Shopping e Residence. O empreendimento perfeito para quem deseja viver um novo estilo de vida.

Escrito por
MARCELLE FRANCO
Jornalista, Mestre em Roteiro e Coaching.
Apaixonada por contar, escrever e transformar histórias.
Liderança, criatividade e excelência em comunicação e marketing.

cadastre-se
e garanta condições especiais