BLOG CONCRETO

DICAS E NOTÍCIAS DO MERCADO IMOBILIÁRIO

Como a Selic influência na compra do seu apartamento?

08 de dez | 2017

Você está na lista das pessoas que não fazem a menor ideia do significado da taxa Selic? Um estudo recentemente publicado pelo portal InfoMoney aponta que 99,4% dos brasileiros não conhecem o conceito de juros compostos e que mais da metade desses não têm a verdadeira compreensão do que seja uma taxa de juros. Mas o que muitos não percebem é o quanto essa falta de conhecimento influencia na gestão das finanças pessoais e também impacta diretamente na compra do seu imóvel.

Afinal, o que é Taxa Selic?

De forma resumida, a Selic (Sistema Especial de Liquidação e Custódia) é a taxa básica de juros, um índice pelo qual todas as taxas cobradas pelos bancos no Brasil se balizam. A taxa é utilizada nos empréstimos feitos entre os bancos e também nas aplicações realizadas pelos mesmos em títulos públicos federais. A Selic é estabelecida pelo Comitê de Política Monetária (Copom), que se reúne dois dias seguidos, num total de 8 anuais para definir os rumos da economia.  As vias de regra, aumentar a taxa básica de juros é a alternativa do governo para frear a inflação. Com o aumento dos juros, as pessoas tendem a comprar menos e com isso, o mercado é obrigado a diminuir os preços para não comprometer o consumo. Ao mesmo tempo, a redução da Selic, é utilizada também para impulsionar o consumo, e aquecer a economia, pois, é mais interessante aplicar o dinheiro em produção do que deixá-lo parado nos bancos, rendendo à uma taxa baixa.

Quero comprar um imóvel! Devo me preocupar com a Selic?

Por ser um bem de alto valor, a venda de um imóvel é muito sensível ao crédito, assim, caso ocorra um aumento da Selic, menos pessoas estarão dispostas ou aptas a financiar, o que diminui a procura, e desacelera o preço dos mesmos. Do contrário. caso a Selic caia de 10% para 8%, por exemplo, haverá consequentemente, uma queda na taxa de financiamento, o que ampliará as chances de adquirir um imóvel, aquecendo a procura. Além disso, se a oferta não acompanhar o mesmo movimento poderá haver uma valorização dos bens.
A Taxa Selic pode ser um cenário favorável a possíveis investidores e para quem pretende comprar à vista. Com a taxa de juros alta, os empréstimos e financiamentos ficarão com taxas maiores. Mas, ao mesmo tempo, a taxa elevada pode estimular uma possível redução de preços por parte dos proprietários e até mesmo de construtoras para estimular as vendas. Sendo assim, aumentam as chances de encontrar oportunidades com preço atrativo.

Qual o cenário atual da Taxa Selic?

Há alguns meses, o Banco central iniciou a queda dos juros e tudo indica que podemos chegar a um patamar próximo aos 8% a.a. até o primeiro semestre de 2018. Essa taxa é considerada baixa para o histórico brasileiro. Portanto se você procura uma boa oportunidade de compra e pretende aproveitar a recente queda nos preços, o momento econômico é extremamente favorável tanto para compra à vista ou financiado.

Você deseja comprar à vista ou financiar um imóvel ?

Clique aqui e conheça todos os empreendimentos da Concreto Construtora.

Escrito por
MARCELLE FRANCO
Jornalista, Mestre em Roteiro e Coaching.
Apaixonada por contar, escrever e transformar histórias.
Liderança, criatividade e excelência em comunicação e marketing.

cadastre-se
e garanta condições especiais