BLOG CONCRETO

DICAS E NOTÍCIAS DO MERCADO IMOBILIÁRIO

5 dicas para escolher a localização do seu novo apartamento

14 de dez | 2017

Você já está com o dinheiro em mãos para comprara o seu imóvel e surge a seguinte questão: como escolher a localização do seu novo apartamento?

A Concreto Construtora preparou 5 dicas inteligentes para te ajudar a encontrar a localização perfeita.

1. Saiba o seu perfil

Muitas pessoas erram ao escolher a localização do seu novo apartamento porque ficam deslumbradas com a vista, com o próprio apartamento, ou área de lazer e acabam esquecendo de pensar sobre o que realmente consideram importante em suas vidas.

Você gosta de lugar silencioso?

Não suporta pegar horas de trânsito todos os dias para ir ao trabalho?

Não abre mão de morara próximo aos familiares?

Talvez, você busque um bairro tranquilo, arborizado e silencioso. Talvez escolha um local próximo ao trabalho. Talvez queira ser vizinho dos seus pais. Se trabalha fora e precisa se locomover várias vezes ao longo do dia, talvez, uma localização estritamente residencial não seja o mais indicado.

Então, defina suas prioridades, crie e organize todos os dados em uma lista.

2. Priorize facilidade de acesso e a segurança

Um dos pontos mais relevantes para escolher a localização do seu novo apartamento é a facilidade de acesso ao bairro e a segurança. A praticidade de entrar e sair precisa ser levada em consideração. Existem opções variadas de transporte público para você e seus funcionários? É fácil se locomover de carro pelas redondezas.

Pense também no seu núcleo familiar, parentes e amigos que porventura podem te visitar. Facilidade e segurança pode fazer com que você receba mais visitas em casa.

3. Avalie a vizinhança

A vizinhança é um quesito importante na hora de escolher a localização do seu novo apartamento. Converse com vizinhos e coloque no papel os pós e contras da vizinhança. Ande pelas ruas em horários diferentes, observe a movimentação das pessoas, o comportamento delas.

Observe a entrada e saída de carros se a intenção é mudar-se para um condomínio residencial. Procure analisar se há comércios, igrejas, clubes ou praças, por exemplo.  Se os vizinhos forem pessoas tranquilas e o ambiente for alegre e equilibrado, sem dúvida, são pontos favoráveis na hora da escolha.

4. Pense nas comodidades e conveniências

Tem muita gente que não abre mão de morar cercado de facilidades. Supermercados, padarias, farmácias e restaurantes podem ser ótimo vizinhos e facilitar muito os deslocamentos do dia-a-dia. Baseie-se no seu estilo de vida ao visitar opções de imóveis. Escolha a localização que mais oferece opções dentro do que você espera. Em todo caso, para quem pretende ter filhos ou convive com pessoas idosas, a proximidade com hospitais e clínicas é um item que não pode ser descartado.

5. Considere as opções de escolas

Mesmo que você ainda não tenha filhos ou parentes em idade escolar, se um dia pretende ter, é bom levar esse item em conta.

Levar e buscar as crianças todos os dias na escola não é tarefa fácil e pode demorar mais ou menos tempo conforme o local onde você mora. Então, para evitar estresse e tempo desperdiçado em trânsito, considere as escolas presentes na região. Afinal, ter os filhos estudando perto de casa pode reduzir bastante as preocupações.

Portanto, cuide de todos os aspectos que envolvem a decisão de escolher a localização do seu novo apartamento.  Por mais que a ansiedade “grite”, tenha paciência! Avalie todas as suas possibilidades antes de assinar o contrato.

E você? Pensando em como escolher o seu novo apartamento? Compartilhe, nos comentários, suas dúvidas e sugestões para quem está na mesma situação que você.

Escrito por
MARCELLE FRANCO
Jornalista, Mestre em Roteiro e Coaching.
Apaixonada por contar, escrever e transformar histórias.
Liderança, criatividade e excelência em comunicação e marketing.

cadastre-se
e garanta condições especiais